segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :

I - A ÉPOCA EM QUE JOEL PREGOU

Quando o profeta Joel pregou suas mensagens, a situação econômica era desesperadora, em razão de um ataque de gafanhotos sem igual. Ele parte deste fato para alertar o povo para a prática da santificação, do quebrantamento, e de maior submissão ao Senhor, 1: 14, mensagens que tornam o livro muito atual.


Joel também anuncia o dia do Senhor e previne sob a iminência de um ataque militar que viria por parte de uma nação estrangeira e termina o livro com a preciosíssima mensagem sobre o derramamento do Espírito Santo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :
A força da oração
Tem sido dito que a adoração é a razão de ser da Igreja de Cristo. Ora, entende-se então que eu, você, nós, somos essa igreja constituída por Deus. A adoração a Deus em Cristo deveria estar no coração de tudo o que a igreja fizesse. Ela é a mola-mestra, ou seja, a chave para toda a atividade da igreja. Isto está de acordo com a revelação da Sagrada Escritura, que nos diz muito enfaticamente que a igreja existe “para o louvor da sua glória” (Efésios 1:6)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :
Ezequiel 37:1 a 14

1 - RESSUSCITADOS / VIVIFICADOS


Uma das mensagens desse texto é a esperança baseada no poder de Deus. O versículo 1 e 2 diz: “Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.”

Se Deus enviasse o profeta ao meio de pessoas doentes, Ezequiel talvez pudesse sugerir tratamentos para elas. Porém, ... s o coloca diante de mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos sequíssimos. Este é um quadro meus irmãos,
que mostra o fim dos recursos naturais e humanos. Aparentemente, é o fim de tudo. São ossos sequíssimos, quase que apenas pó, não há como imaginar vida ali,.......É o fim dos recursos humanos.Mas os recursos divinos....ainda não se esgotaram. Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem solução. Veja o caso de Lázaro (João 11). JESUS, só chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado.

* Jó 42:2 - Eu reconheço, ó Deus Eterno, que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.


* Jeremias 32:17 - Ó Senhor Eterno, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para ti.

* Lucas 18:27 - O próprio Jesus nos diz: -O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus.

Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados mostra a desorganização de uma vida sem Deus. Se é que podemos chamar de vida? O mais apropriado seria dizer que é uma morte em vida.

A vida sem DEUS é a desorganização nos sentimentos / Nos negócios / Nos objetivos / Na família,......

Muitas pessoas hoje são verdadeiros mortos-vivos. Já sepultaram seus sonhos e seus ideais. Não encontram sentido em suas vidas, não há futuro em seus olhos, se sentem completamente derrotados e sem esperança. Quem sabe se você já se sentiu assim?

* No verso 3 e 4 o texto nos diz: “Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dizei-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.”


Deus disse ao profeta: "Filho do homem, profetiza aos ossos: diga a estes ossos secos: para que eles ouçam a palavra do Senhor..." meus irmãos a Palavra de Deus é o remédio para os problemas dos homens, É através da palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão.


* Provérbios 4:4 nos diz: “O meu pai me ensinava, dizendo: -Lembre-se das minhas palavras e nunca se esqueça delas. Faça o que eu digo e você viverá”.

* Ezequiel 18:21-22 “Se um homem mal parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá.Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo”.

* João 11:25 “Então Jesus afirmou: -Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, (ou seja, quem crê na minha palavra) ainda que morra, viverá”.

* A Palavra de Deus é viva: (Hb.4:12 - Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.)

* A palavra de DEUS é eficaz: (Salmos 147:15 - O Eterno dá uma ordem, e ela chega depressa aonde ele quer).

* A palavra de DEUS é o instrumento de vida: (Efésios 6:17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá).

A palavra de DEUS comunica vida. Aqueles que receberem de bom grado essa Palavra são por ela transformados e vivificados.

O versículo 7 de Ezequiel 37, nos diz: “Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.”

Cada um no seu próprio lugar, Cada osso vai encontrando seu lugar no corpo. Isso pode ser usado de forma aplicada para nos dizer que cada pessoa vai encontrando sua posição no corpo de Cristo, que é a igreja. Ela vai encontrando sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua função. Cada um de nós é chamado por Cristo para uma missão.

2 - UNGIDOS PELO ESPÍRITO PARA TER VIDA

Os versos 8,9 destacam a importância da ação do Espírito de Deus sobre nós. “Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.


De nada adianta tudo estar no seu lugar, se não houver a ação do Espírito Santo, se não houver unção, se não houver poder. Seria como um motor de um carro que estivesse bem montado, com todas as suas peças no lugar certo, mas sem o lubrificante e o combustível necessários ao seu perfeito funcionamento.


Assim, nossas igrejas não devem ser apenas organizações bem estruturadas. Isso é bom, mas não é suficiente. Não podemos funcionar sem o poder do Espírito Santo, sem a unção dos céus.

* João 20:21-22 nos diz: Então Jesus disse de novo: -Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Depois soprou sobre eles e disse: -Recebam o Espírito Santo.

Os discípulos estavam prontos a serem enviados para cumprir a missão, estava tudo certo, mas faltava o essencial, e JESUS soprou sobre eles a unção dos céus, o ESPÍRITO SANTO.

Agora sim, ressuscitados, cada um no seu lugar, pronto para fazer a vontade de DEUS, e cheios do ESPÍRITO SANTO.

3 – FORMANDO O GRANDE EXÉRCITO

Mas o verso 10 completa a mensagem nos dizendo: “Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.”

Assim que estivermos vivificados, pela Palavra, e ungidos, pelo Espírito, nós se tornamos um exército. Passamos a fazer parte do grandioso exercito de DEUS.

E Deus não ressuscitou aqueles mortos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses.

Deus os ressuscitou para que se tornassem um exército para lutar na causa do Senhor. Aqueles que são vivificados, salvos pelo Senhor, e cheios do ESPÍRITO SANTO, serão usados para alcançar outros. Isso não quer dizer que deixaremos de cumprir com os nossos deveres neste mundo, ainda estamos vivendo aqui e por isso temos de trabalhar, estudar, nos divertir, e outras coisas que ainda ocupam o nosso tempo.

Mas nada, nada pode ocupar o lugar de Deus em nossas vidas. Nada disso poderá impedir que façamos nosso trabalho na obra de Deus. Devemos nos lembrar que Ele nos ressuscitou, que nós estávamos mortos e Ele nos deu vida.

· Em Efésios 2.1-2 nos diz: (“Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus”).


· Colossenses 2:13 Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a Lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados.

CONCLUSÃO

Irmãos, Estávamos mortos espiritualmente, mas agora estamos vivos espiritualmente, e DEUS não nos ressuscitou, ou seja não nos tirou da morte no pecado para que apenas venhamos a sua casa, para sermos simples ouvintes da palavra, ninguém é convidado a fazer parte de um exército para ficar apenas olhando a guerra.


Nós somos ressuscitados para que neste exército sejamos instrumentos de Deus para a libertação daqueles que se encontram cativos no pecado. Para isto sim, a igreja cumpre o seu grandioso papel ao preparar e treinar os seus membros para que estejam prontos a sair e anunciar as boas novas da salvação, prontos para enfrentar a batalha.

* Joel 2:11 O SENHOR levanta a voz diante do Seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar?

Você foi vivificado, foi salvo, e faz parte deste grande exército de DEUS, o Senhor levanta sua voz diante de ti, e por fim nos diz que “é poderoso quem executa as suas ordens”, ou seja, a nada devemos temer, por isso, esteja sempre pronto e alerta ao chamado do Senhor.

Quando nos chamarem a evangelizar, a liderar um trabalho ao Senhor, em todas as atividades que o Corpo de Cristo, que é a Igreja, nos chamar, estejamos sempre prontos a dizer sim.


Abramos as nossas Bíblias em Isaías 6:8 que nos diz: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

Que DEUS esteja sempre presente nesta Igreja e que Seu ESPÍRITO SANTO esteja movendo cada coração para o trabalho do Senhor.


A nossa vida pertence a DEUS, vamos vive-la para a sua glória.

Que DEUS nos ajude, Amém!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :


Jesus não foi crucificado sozinho. Dois ladrões ocuparam cruzes uma de cada lado dele (Mateus 27:38; Marcos 15:27; João 19:18). A princípio, ambos ridicularizaram Jesus (Marcos 15:29-32). Mas um deles evidentemente mudou de opinião. "Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:39-43).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :

Quando Jesus falou a respeito do arado, que não podia ser manejado olhando para trás, Ele mesmo estava num caminho sem volta, que não podia ser atrasado por nada nesse mundo. Lucas 9 começa falando do envio dos discípulos que não podiam se deter, mas deveriam pregar o reino e fazer curas. Quando a multidão seguiu Jesus e se viu com fome,

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Posted by Unknown | File under :

Jesus não é apenas um personagem histórico importante, também não é alguém para ser lembrado apenas em datas comemorativas, como seu nascimento e sua morte. Jesus é o nome que dividiu a história em antes e depois dele.

Jesus é o filho de Deus que se fez homem e morreu na cruz do calvário para nos dar a oportunidade de alcançarmos a salvação de nossas almas. A morte de Jesus foi um gesto de amor e misericórdia e por mais que o homem tente não vai conseguir entender a dimensão deste amor.