Um fenômeno social que tem despertado a atenção de estudiosos na atualidade é o crescimento acentuado das igrejas neopentecostais que estão inseridas no grupo das religiões “evangélicas”. De acordo com a recente publicação do Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais do Brasil (CNBB) os pentecostais cresceram de 6% para 10,6% da população brasileira nos últimos nove anos. O maior crescimento se dá nas camadas de menor renda das regiões metropolitanas onde os indicadores sociais são mais baixos; e também nas regiões norte e centro-oeste.
As causas desse fenômeno, a meu ver, são variadas. Uma delas
como
mostra o estudo são as condições sócio-econômicas; a maciça utilização da mídia também tem seu peso de influência e a competente administração empresarial dessas igrejas é algo relevante. Mas creio que a utilização da “teologia da prosperidade” seja a causa primordial desse sucesso, as outras dependem fundamentalmente dela.
mostra o estudo são as condições sócio-econômicas; a maciça utilização da mídia também tem seu peso de influência e a competente administração empresarial dessas igrejas é algo relevante. Mas creio que a utilização da “teologia da prosperidade” seja a causa primordial desse sucesso, as outras dependem fundamentalmente dela.
O que é a Teologia da
Prosperidade?
A teologia da prosperidade pode ser entendida como um
conjunto de princípios que afirmam que o cristão verdadeiro tem o direito de
obter a felicidade integral, e de exigi-la, ainda durante a vida presente sobre
a terra. Bastando para isso que tenha confiança incondicional em Jesus. Seu
desenvolvimento foi gradual desde a década de 1940. Vejamos:
Essek William Kenyon
(Nova York, EUA, 1867)
Ex-pastor das igrejas batista, metodista e pentecostal,
influenciado por idéias de seitas cristã/metafísicas, desenvolveu estudos que
entre outras coisas tratava de: poder da mente, a inexistência das doenças e o
poder do pensamento positivo.
Kenneth Hagin (Texas, EUA, 1918)
Discípulo de Kenyon. Sofreu várias enfermidades e pobreza na juventude; Aos 16
anos diz ter recebido uma revelação quando lia Mc 11.23,24, entendendo que tudo
se pode obter de Deus, desde que confesse em voz alta, nunca duvidando da
obtenção da resposta, mesmo que as evidências indiquem o contrário. Isso é a
essência da "Confissão Positiva". Foi pastor da igreja batista; da
Assembléia de Deus, em seguida passou por várias igrejas pentecostais, e,
finalmente, fundou sua própria igreja, aos 30 anos, fundando o Instituto Bíblico
Rhema. As idéias de Hagin que levaram ao estabelecimento da teologia da
prosperidade podem ser divididas em três pontos principais:
1) Autoridade Espiritual
Segundo K. Hagin, Deus tem dado autoridade (unção) a
profetas nos dias atuais, como seus porta-vozes. Ele diz que "recebe
revelações diretamente do Senhor"; "...Dou graças a Deus pela unção
de profeta...Reconheço que se trata de uma unção diferente...é a mesma unção,
multiplicada cerca de cem vezes" (Hagin, Compreendendo a Unção, p. 7).
2) Bênçãos e Maldições da lei
K.Hagin diz, com base em Gl 3.13,14, que fomos libertos da
maldição da lei, que são: 1) Pobreza; 2) doença e 3) morte espiritual. Ele toma
emprestadas as maldições de Dt 28 contra os israelitas que pecassem. Segundo
essa doutrina, o cristão tem direito a saúde e riqueza; diante disso, doença e
pobreza são maldições da lei. Eles ensinam que "todo cristão deve esperar
viver uma vida plena, isenta de doenças" e viver de 70 a 80 anos, sem dor
ou sofrimento. Quem ficar doente é porque não reivindica seus direitos ou não
tem fé. E não há exceções. Pregam que Is. 53.4,5 é algo absoluto. Fomos sarados
e não existe mais doença para o crente. Os seguidores de Hagin enfatizam muito
que o crente deve ter carro novo, casa nova própria, as melhores roupas, uma
vida de luxo.
3. Confissão Positiva
É o terceiro ponto da teologia da prosperidade. Ela está
incluída na "fórmula da fé", que Hagin diz ter recebido diretamente
de Jesus, que lhe apareceu e mandou escrever de 1 a 4, a "fórmula".
Se alguém deseja receber algo de Jesus, basta segui-la:
1) "Diga a coisa" positiva ou negativamente, tudo
depende do indivíduo. “De acordo com o que o indivíduo quiser, ele receberá”.
Essa é a essência da confissão positiva.
2) "Faça a coisa". "Seus atos derrotam-no ou
lhe dão vitória. De acordo com sua ação, você será impedido ou receberá".
3) "Receba a coisa". “Compete a nós a conexão com
o dínamo do céu”. A fé é o pino da tomada. Basta conectá-lo.
4) "Conte a coisa" a fim de que outros também
possam crer". Para fazer a "confissão positiva", o cristão dever
usar as expressões: exijo, decreto, declaro, determino, reivindico, em lugar de
dizer : peço, rogo, suplico; jamais dizer: "se for da tua vontade",
pois isto destrói a fé.
O poder da fé é um dos mais contundentes ensinamentos de
Jesus, basta lembrar que segundo ele, se tivermos fé do tamanho de um grão de
mostarda poderemos ordenar e a montanha se moverá. É evidente que se trata de
uma figura de linguagem, e é claro que devemos condicionar a realização dos
nossos desejos às leis e a “vontade” de Deus. Pai seja feita a tua vontade __
Disse Jesus. Este argumento refuta a idéia da confissão positiva, se tomada
como algo absoluto.
Uma leitura mesmo superficial dos evangelhos mostra a total
despreocupação de Jesus pelos bens materiais. Mesmo o seu reino, não era desse
mundo. A Quem quisesse segui-lo aconselhava a vender seus bens e dá-los aos
pobres. Disse que a riqueza dificultava a entrada no reino de Deus. Aos pobres,
famintos e sofredores recomendou paciência. É evidente que essa doutrina é
diametralmente oposta à teologia da prosperidade. Isso não significa que a
riqueza, a saúde e o bem estar devam ser repudiados pelo cristão, pois que são necessárias,
mas não pode fazer disso a razão principal da sua vida. Buscai, em primeiro
lugar, construir o reino de Deus dentro de vós!
Escrito Por: Mauricio Mendonça
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