sábado, 24 de março de 2012

Posted by Unknown | File under :


Amados no texto de I Sm 2:28 relata uma profecia contra o sacerdote Eli. Homem escolhido por Deus dentre as tribos de Israel para estar diante do altar .  Assim Deus se revelou aos sacerdotes eles tinham o direito de ficar com uma parte dos sacrifícios queimados ofertado por Israel. No entanto a ganância era altiva aos olhos, as ofertas e sacrifícios que eram oferecidos a Deus estavam sendo usadas para engordar os deleites dos filhos de Eli (Hofni e Finéias) e o sacerdote que foi chamado para servir ao Deus de Israel e zelar pela sua presença fazia vista grossa aos pecados de seus filhos.
Filhos de Belial que não se importavam com Deus (I Sm 2:12) a ponto que se deitavam com as mulheres que trabalhavam na porta da tenda da congregação ( I Sm 2:22). Eles não obedeciam aos regulamentos a respeito daquilo que os sacerdotes tinham direito de exigir do povo. Quando um homem estava oferecendo o seu sacrifício, o ajudante do sacerdote vinha com um garfo de três dentes. E, enquanto a carne estava cozinhando, ele enfiava o garfo dentro da panela, e tudo o que o garfo tirava ficava sendo do sacerdote. Era costume fazer isso todas as vezes que um Israelita ia até Siló para oferecer sacrifícios.
Mas, antes mesmo de a gordura ser tirada da carne e queimada, os filhos de Eli mandava que o ajudante fosse e dissesse a quem estava oferecendo sacrifício: “Me entregue o pedaço de carne do sacerdote para assar. Ele não vai aceitar de você carne cozida, só carne crua” (I Sm 2:15 BLH). Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas ao Deus Eterno. E para Deus os pecados desses dois homens eram muito graves e Deus os queria matar, porquanto desprezaram a voz de Deus.
O Senhor abomina aqueles que desprezam a sua presença, Deus despreza aqueles que o despreza a tal forma que os filhos de Eli foram mortos a espada e a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus no meio do povo de Israel foi tomada. E logo após ter recebido a noticia que seus filhos eram mortos e que arca da aliança foi tomada, Eli que já era da idade de noventa e oito anos e não podia mais enxergar, Eli caiu da cadeira para trás, quebrou o pescoço e morreu, pois era velho e pesado. Estando sua nora, mulher de Finéias grávida e próxima do parto, ao ouvir a noticia teve um filho chamado Icabô e Falou: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus. (I Sm 4:22)
Uma nação, um ministério, um homem não é nada sem a presença de Deus então zele pela presença inefável do Senhor em sua vida e no seu ministério. Que Deus te abençoe.  

0 comentários: