sábado, 15 de dezembro de 2012

Posted by Unknown | File under :

Efésios 2:1-22

"Pela graça sois salvos"(2:1-10). O castigo pelo pecado tem sido sempre a morte (veja Gênesis 2:17; Romanos 6:23). “Aqueles que pecam andam segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar” (2:2). O caminho deste mundo é o caminho de Satanás, que conduz ao pecado e à morte. Desde a primeira vez que pecamos, somos separados de Deus (veja Isaías 59:1-2), e somos incapazes de escapar do castigo da morte.


Mas Deus, cheio de graça e misericórdia, enviou seu Filho para sofrer o castigo da morte que nós merecíamos por nossos pecados (2:4-5). Pela graça de Deus, aqueles que estão em Cristo foram ressuscitados de seus pecados junto com ele, e lhes foi dada vida junto com ele. “Aqueles que estão “em Cristo” não pertencem mais a este mundo de pecado, mas foram ressuscitados para nos fazer assentar nos lugares celestiais” (2:6).

Observe a importância de estar em Cristo para receber a graça de Deus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé (2:8). A graça de Deus exige algo de nós: nossa fiel obediência ao seu Filho (veja Tito 2:11-15). Nossa obediência não é de acordo com as obras que desejamos fazer, mas de acordo com as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (2:10). É nas Escrituras que aprendemos sobre estas "boas obras que Cristo criou para nós (veja 2 Timóteo 3:16-17). Se desejamos receber a graça de Deus que está em Cristo, precisamos obedecer fielmente aos mandamentos de Cristo.

Ele é a nossa paz (2:11-18). Houve um tempo quando somente a nação de Israel, de acordo com a Lei de Moisés, tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Os estrangeiros e os imundos tinham que ficar fora dos muros do templo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa (2:12). Mas em Cristo Jesus...fostes aproximados (2:13). Em Cristo, Deus aproxima as pessoas de dois modos importantes. Primeiro, ele reúne judeus e gentios um ao outro em um só corpo com Deus (2:16). Segundo, ele aproxima as pessoas de Deus, dando-lhes acesso ao Pai em um Espírito (2:18). Em Cristo, não há mais separação de Deus, de suas promessas, ou de seu povo.

O edifício de Deus (2:19-22). Agora, aqueles que foram reunidos como uma família em Cristo estão sendo edificados como um edifício espiritual para Deus. O edifício está fundado no ensinamento dos apóstolos e profetas, que seguem o modelo de Cristo, a pedra angular (2:20). Qualquer ensinamento que não se alinha com o ensinamento de Cristo e de seus apóstolos e profetas não faz parte dos planos para o edifício de Deus!

Este edifício está sendo construído para ser um "santuário dedicado ao Senhor... para habitação de Deus no Espírito" (2:21-22). Este é o novo templo de Deus. Neste templo, todos que estão em Cristo têm acesso a Deus, no Espírito.

| Autor: Carl Ballard

0 comentários: