Em
Gênesis 14:13-24, Abraão retorna do resgate dos habitantes de Sodoma e o rei da
cidade, agradecido, diz-lhe: "Dá-me as pessoas, e os bens ficarão
contigo" (21). Mas Abraão replica: "...
nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de
sandália, para que não digas: Eu enriqueci Abraão" (23). Fazendo
isso, Abraão faz saber que ele não será devedor ao rei de Sodoma. Sua ação para
recuperar os bens e as pessoas não foi para ganhar uma recompensa, ou porque
devesse alguma coisa ao rei de Sodoma.
A mesma
atitude é vista no tratamento de Deus conosco e é demonstrada em seu tratamento
com Israel. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto
não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie"
(Efésios 2:8-9).
"...pela
graça sois salvos mediante a fé..."
A
sabedoria do mundo nos diz que simplesmente temos que crer ("mediante a
fé") e que Deus nos salva ("pela graça"). Contudo, uma
comparação deste versículo com exemplos do Velho Testamento mostra a verdadeira
mensagem que Paulo está reapresentando.
"...
e isto não vem de vós ...
Quando os
israelitas estavam quase entrando na terra prometida, tirando os povos dali ,
Moisés lhes disse "Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver
lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é
que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir..." (Deuteronômio
9:4). Aos israelitas foi dito que tirassem da cabeça que estavam recebendo a
terra prometida porque eram bons! Do mesmo modo, nossa salvação não é por
sermos tão justos por nós mesmos que, de algum modo, a mereçamos.
"...
é dom de Deus ..."
Em Josué
6:2, Deus diz a Josué, "Olha, entreguei na tua mão a Jericó, ao seu
rei e aos seus valentes." Jericó era um dom. Foi dito aos
israelitas que marchassem em volta da cidade durante seis dias e sete vezes no
sétimo dia. Esta era uma exigência para que recebessem o dom. Mas ainda que a
obediência deles fosse exigida para a tomada da cidade, de modo nenhum
significava que eles mereciam a cidade. Nossa salvação tem algumas exigências
ligadas a ela (Marcos 16:16; Romanos 10:9; Atos 2:38), mas isso não significa
que a mereçamos. Andar em volta de uma cidade treze vezes não valia a destruição
de um muro que levara anos para ser construído. Nem os nossos atos são dignos
da salvação que recebemos, a recompensa excede de muito o esforço.
"...
não de obras..."
Quando
Gideão atacou os midianitas, ele tinha 32.000 homens que responderam ao seu chamado
(Juízes 7:3). Mas Deus disse que eram demais "Israel poderia se
vangloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou" (Juízes
7:2). Mais uma vez Deus se certificou de que eles entendessem que não era o que
tinham feito que os salvara. Poderia se perguntar, então, por que Deus mandou
300 homens para destruir Midiã? Não poderia tê-lo destruído simplesmente sem
quaisquer israelitas estarem envolvidos? A resposta é que Deus lhes estava
ensinando uma lição que, enquanto houvesse coisas que eles tinham que fazer, a
recompensa de Deus estava muito além dos seus esforços ou capacidade.
"
para que ninguém se glorie ..."
O profeta
Isaías pronunciou a condenação contra o rei da Assíria, que se gabara: "Com
o poder da minha mão, fiz isto" (Isaías 10:13). Assim como Abraão
declinou de dar ao rei de Sodoma um motivo para se gabar (Gênesis 14:23), Deus
não nos dá oportunidade para nos gabarmos. Nossa salvação é totalmente
dependente de sua misericórdia. Não há nada de justo ou maravilhoso em nossas
próprias obras que possamos apontar para elas e reivindicar salvação. Não temos
direito de nos gabar. O que temos merecido é morte (Romanos 3:23; 6:23), mas
Deus, pela sua graça, nos dá uma saída.
Efésios
2:8-9 é usado freqüentemente pelo mundo para negar a necessidade do batismo e
"provar" que somos salvos pela fé, somente. Contudo, como foi visto
acima, estes versículos falam de nossa salvação do mesmo modo pelo qual Deus
lidou com os israelitas. Suas vitórias eram um dom de Deus, mas em cada caso
eles tiveram que fazer alguma coisa para receber o dom. Eles foram lembrados,
também, que desde que era um dom de Deus, eles não tinham razão para se
gabarem.
Outro
versículo freqüentemente invocado em apoio de tal doutrina é Tito 3:5: "...
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele
nos salvou". Aqui Paulo apresenta a Tito a mesma mensagem que aos
Efésios. Tito 3:5 é parte de uma sentença composta partida no lugar errado. O
pensamento realmente começa no versículo 4: "Quando porém, se
manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
não por obras de justiça praticadas por nós..." Compare com
Deuteronômio 9:4-5. Então, Paulo continua, ".. mas segundo sua misericórdia,
ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo".
Mais uma
vez, Deus se assegura de que nós entendemos que ele não é nosso devedor. Quando
Deus deu aos israelitas a terra prometida, e lhes deu Jericó, e entregou os midianitas
em suas mãos, os israelitas tiveram que fazer alguma coisa em cada caso.
Contudo, nos é dito que isto foi feito pela fé (Hebreus 11:30). Somos salvos
por sua misericórdia, mas ainda nos é exigido fazer alguma coisa para termos
acesso a essa misericórdia.
Por
Philip Chumbley
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